Junho, mês do teatro em Sines

09 de Maio de 2016

Junho é uma oportunidade para conhecer novas companhias e expressões teatrais em Sines e Porto Covo, com a terceira edição do programa Em Junho Há Teatro em Sines. Este ano serão apresentadas seis peças em diversos registos mas com um tema dominante: as relações humanas.

O programa começa no dia 4 de junho, às 22h00, no auditório do Centro de Artes de Sines, com o espetáculo “Les Rois Fainéants”, pela Cia. Cocotte, de Barcelona, criação coletiva de Joan Cusó inspirada no trabalho da companhia Les Deschiens e no cinema de Jacques Tati. Bilhete 5 euros.

No dia 9 de junho, às 22h00, a companhia Baal17, de Serpa, vai a Porto Covo apresentar "Uma Menina Bem Guardada", comédia-vaudeville do século XIX, onde o autor, Eugéne Labiche, brinca com os costumes da burguesia da época. A entrada é livre.

No dia 11 de junho, às 22h00, novo espetáculo no Centro de Artes de Sines: “O Último dos Românticos”, pela Comuna, uma peça com texto original de Neil Simon adaptado e encenado por João Mota. Carlos Paulo, Margarida Cardeal, Maria Ana Filipe e Maria Vieira interpretam. Bilhete 5 euros.

No dia 18, às 22h00, no auditório do Centro de Artes de Sines, o “clown” italiano Paolo Nani apresenta “La Carta”, uma comédia que explora a mesma história recriando-a de 15 formas diferentes, com inspiração livre em "Exercícios de estilo", do escritor Raymond Queneau. Bilhete 5 euros.

No dia 24 de junho, às 22h00, ainda no Centro de Artes, é a vez da Casear subir à cena, com “Gente Muito Perto”, espetáculo construído a partir de histórias de casais que responderam ao repto da companhia e partilharam as suas experiências de “ficar muito perto de alguém”. Bilhete 5 euros.

Finalmente, nos dias 25 e 26 de junho, também no auditório, realizam-se os espetáculos finais das Oficinas de Teatro do Mar, "EntreLaços", com sessões às 15h00 e sessões-extra às 16h30. Abordam-se temáticas levadas às sessões pelos alunos: o bullying, a autoestima e a entreajuda. Marcações no CAS.

Até 26 de junho, a exposição “Teatro do Mar: 30 Anos a Criar”, alusiva aos 30 anos de atividade da companhia Teatro do Mar, sedeada em Sines, pode ser visitada no Centro de Exposições do Centro de Artes, todos os dias, entre as 14h00 e as 20h00.

O programa “Em Junho Há Teatro em Sines” é uma iniciativa da Câmara Municipal de Sines realizada em parceria com a Mostra Internacional de Teatro de Santo André, que ajuda a trazer a Sines cinco dos seus seis espetáculos.

Reservas no balcão do Centro de Artes de Sines (tel. 269 860 080).