Jornadas Europeias do Património em Sines

20 de Setembro de 2016

A Câmara Municipal de Sines, através do Museu de Sines, associa-se às Jornadas Europeias do Património (JEP) com atividades em torno da Praia de São Torpes e da sua jangada entre 23 e 25 de setembro.

O programa tem início no dia 23 de setembro, na Praia Vasco da Gama [novo local], onde os interessados podem sentir a emoção de navegar na Jangada de São Torpes, a mais singular manifestação etnográfica do concelho de Sines, entre as 10h00 e as 12h00 e das 16h00 às 18h00.

No dia 24 de setembro, as JEP têm várias atividades. No Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa, durante o dia, é possível aprender as técnicas e segredos utilizados na construção da jangada de São Torpes, e às 15h00, decorre uma visita guiada à exposição “Memórias da Praia de São Torpes”, por João Carvalho. Em Sines, pelas 15h00, decorre uma caminhada de 7 Km pela Ribeira da Junqueira, com a duração de 2 horas. A caminhada está também integrada no Programa Bandeira Azul, dando a conhecer a riqueza e diversidade naturais e patrimoniais do território e sensibilizando para a sua preservação.

As jornadas terminam a 25 de setembro, com a visita à exposição “Memórias da Praia de São Torpes” no Museu Nacional de Arqueologia, em Lisboa. A viagem é feita em autocarro do município, mediante marcação na receção do Museu de Sines e sujeita ao número de lugares disponíveis.

Todas as atividades das jornadas são gratuitas. As JEP são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de 40 países, tendo como objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção do património.