Passar para o Conteúdo Principal

Lobos do mar ensinam crianças a fazer nós de marinheiro

15 de Fevereiro de 2017

O que fazem dois antigos pescadores e um reformado da marinha nas escolas de Sines? Ensinam aos mais novos a engenhosa arte dos nós de marinheiro, pretexto para encontros intergeracionais que trazem aos mais novos a experiência de contactar, em carne e osso, com verdadeiros lobos do mar de Sines.

"Nós do mar", ateliê de confeção de nós de marinheiro, é uma das atividades do Mar & Arte, projeto do Centro de Artes de Sines em que estão a participar 872 crianças do ensino pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico.

António Ramos Fernandes e João Duarte Louzeiro, pescadores reformados, e Manuel Joaquim Jones, antigo marinheiro, frequentam os espaços seniores municipais e foi aí que o Serviço Educativo e Cultural os foi convidar para este projeto.

Mas o projeto Mar & Arte não são apenas nós. Trata-se de um projeto de continuidade que surge na sequência de outro projeto - designado Terra & Arte, levado a cabo no último ano letivo com o objetivo de sensibilizar as crianças para o património natural, material, imaterial, cultural e humano do litoral alentejano.

Artes plásticas, cinema, desenho, fotografia e literatura são outras áreas em que, até ao final do ano letivo, crianças do concelho com idades entre os 3 e os 10 anos vão explorar as ligações com a herança e o presente marítimo de Sines.

 

Projeto Nós no Mar

Projeto Nós no Mar