Câmara apresenta novas obras sobre a história do concelho

30 de Agosto de 2017

A Câmara Municipal de Sines apresenta, dia 8 de setembro, às 17h30, no auditório do Centro de Artes de Sines, as mais recentes obras historiográficas sobre o concelho.

A primeira obra, "Sines Medieval", da autoria de Maria Alegria Marques, da Universidade de Coimbra, publica todos os documentos fundadores do concelho de Sines, desde a carta de elevação a vila de 1362 até ao foral manuelino de 1512.

Um dos documentos inéditos agora publicados data de 1498 e é um ofício dos vereadores ao rei a solicitar a proteção da indústria naval no concelho.

Além da leitura e transcrição dos documentos, é ainda publicado, pela mesma autora, um estudo crítico que problematiza os novos conhecimentos trazidos pelas novas fontes.

A segunda obra, "Sines, a Terra e o Mar", de Paula Pereira e Sandra Patrício, sistematiza e sintetiza os conhecimentos atuais da história de Sines através das obras de investigação já publicadas ou em curso ao nível arqueológico e historiográfico.

O recurso a fontes do Arquivo Municipal de Sines e de vários arquivos nacionais permitiu estudar factos e temas até hoje pouco estudados, como a economia e sociedade da Época Moderna ou o papel de Sines na Guerra Peninsular.

Do ponto de vista do conhecimento arqueológico, é a primeira síntese dos trabalhos arqueológicos em Sines.

A obra abarca toda a história de Sines de forma clara e acessível, desde o período pré-histórico até 1971, dando destaque à história social.

A apresentação das obras irá ocorrer no âmbito do “Colóquio Sines e o Seu Porto. História e Património”, com a presença da Diretora Regional da Cultura do Alentejo, Ana Paula Amendoeira.